O IBTS acredita que a transformação social acontece com um trabalho orientado, integrado e estrategicamente planejado. Com base nesta crença, e a partir da experiência acumulada, estruturou um Projeto de Diagnóstico e Capacitação, com soluções articuladas para a rede socioassistencial dos municípios e estados de todo o Brasil.
Desenvolvemos um sistema de diagnostico online, que torna possível automatizar e aperfeiçoar várias atividades, permitindo que o nível gerencial assuma e execute com excepcional competência tarefas que exigem muito esforço e tempo humano. Isso tudo baseado nas Resoluções nº 15 e 17/2013, nas Resoluções nº 23 e 31/2013 do CNAS e nas orientações para a construção do “Plano Municipal de Acolhimento” (MDS/2014). Este diagnóstico também ampara a emissão do relatório da Vigilância Socioassistencial, do Plano Decenal e do Plano de Assistência Social do município, conforme resolução nº 33/2012/MDS.
Já, a formação e a constante qualificação de todos os profissionais envolvidos na rede socioassistencial prevista tanto nas Orientações técnicas do CONANDA (2009) quanto na NOB/RH/ SUAS nortearam a composição de nossos cursos e formações que preveem uma série de ações integradas, que unem teoria e prática, ressignificando o papel do profissional junto ao público que ele atua.