O curso Hora do Saber é um processo de alfabetização que se dá por atividades programadas que são reforçadoras para os dois primeiros anos escolares. Sendo desenvolvido em sistema modular com a duração de 02 anos, dividido em quatro módulos compostos por atividades pedagógicas organizadas. Para sua estruturação levou-se em consideração a LDB 9394/96, especialmente em seu artigo 32, o desenvolvimento da capacidade de aprender, que tem como meio básico o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, é o que garante que a criança possa progredir com êxito em sua escolaridade.
Também, de acordo com as Orientações Curriculares para a Educação Infantil e séries iniciais, o corpo constitui um instrumento de relação com o mundo e é o fundamento de todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem. Assim, o trabalho foi desenvolvido por profissionais do IBTS, sendo que a orientação para a estruturação do trabalho se deu por intermédio das orientações do MEC,referente aos primeiros anos escolares (1ª e 2ª série do Ensino Fundamental de 8 anos, ou 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) e artigos pertinentes a área.
Um levantamento diagnóstico, elaborado pela equipe de trabalho, foi empregado com crianças das entidades acolhidas e alunos de escola pública, o que deu origem ao primeiro planejamento, executado em 2008, porém reavaliado e modificado ao longo dos demais anos. Este Projeto deu base para nosso Programa Ao Pé da Letra.